PixNix, CG, Teknidermy: quase 2 anos depois

5 min read

Deviation Actions

beeswax's avatar
By
Published:
9.7K Views
E quase 2 anos depois volto a escrever um "Journal" no DeviantART. Eu não estive fora do dA esse tempo todo, apenas não atualizei as coisas por aqui. Quem - ainda - deu uma olhada no PixNix nos últimos tempos sabe que eu "quase" encerrei atividades no blog em meados do ano passado, mas minha paixão pelo mundo do deskmod (prefiro o termo personalização de interfaces, mas é muito longo) continua. Até adquiri uma licença do Winstep Xtreme meses atrás e ontem passei horas "brincando" com meu desktop pra iniciar 2013 de modo diferente :D, além disso um monitor de 22" é muito mais divertido.

Mas é aquela velha história: falta de tempo e outras prioridades. Estou na reta final do curso de Arquitetura e Urbanismo, fazendo TCC, volta e meia virando noites em claro. Também tenho me dedicado a aprender a usar algumas ferramentas 3D (Rhino3d, Sketchup, Vray, Indigo, etc), o que me fez descobrir (ou redescobrir) uma outra paixão: a computação gráfica ou CG para os mais íntimos, especialmente visualização arquitetônica e modelagem/render de coisas mais abstratas. Na realidade, isso é algo que sempre me chamou atenção e anos atrás eu costumava me perguntar sobre como alguns wallpapers eram concebidos, aos poucos tenho entendido e aprendido como fazer essas coisas legais de se olhar. Eyecandy puro!

Voltando ao mundo dos desktops: falei de Winstep Xtreme anteriormente e posso dizer este software vale a pena (custa US$29, cerca de R$60, dependendo da taxa de câmbio). São basicamente três programas pra organizar o desktop, incluindo docks, menu iniciar e conjunto básico de widgets (originalmente inspirados pelo NextSTEP, o que eu mais gostei). Infelizmente o sistema de widgets não é compatível com o WindowMaker.

Conheci esse programa ainda na época em que era apenas NextSTART, há uns 12 anos na extinta revista PC Expert. Naquela época de Windows9x já era bem legal. Em comparação com outras suítes similares como o Aston, Talisman II e Desktop X, achei menos invasivo que uma shell tradicional. Outro software que me lembra muito o Winstep Xtreme e que eu gostaria muito de ainda poder utilizá-lo hoje é o HoverDesk. Ele tinha temas incríveis, mas foi descontinuado (desde 2003).

Exemplos do que HoverDesk fazia:
GHOST for Hoverdesk by manni QNX 6dot2 1024 Res by manni Impact by northx

Infelizmente nenhum desses programas preenche as lacunas que o ShellWM, WindowBlinds e os estilos visuais da era XP deixaram. É muito chato não poder usar no Windows 7 aqueles temas do MacOS clássico, BeOS, QNX, KDE, OS/2, etc. Todas essas skins transparentes de hoje são iguais. A era da customização de verdade se foi! Aliás sobre os bons tempos do deskmodding, troquei umas idéias com o pessoal Teknidermy em março de 2011, algo que foi discutido num post deles :D. O assunto é bem válido para entender as diferenças entre customizar o desktop hoje e há 10 anos atrás, quando o pessoal era mais criativo!

Exemplos do NextStart/Winstep (há mais temas no WinCustomize):
Thunder Storm by vectornut :thumb336645106:

Finalizando:

1 - Na thread do fórum do Teknidermy eu falava sobre meus planos sobre a lista de softwares, mas o negócio é chatinho de fazer. Entenda a dificuldade, por mais simples que pareça: Skins & Themes Category Descriptions (a WIP).

2 - O PixNix continuará online, até paguei o host hoje :d :D, mas pretendo me focar no meu portfolio online, pra honrar o serviço de hospedagem. :D

3 - Desejo um 2013 cheio de alegrias, realizações, muita criatividade e saúde à todos!
© 2013 - 2024 beeswax
Comments0
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In